quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

36º CALIFÓRNIA DA CANÇÃO NATIVA







Em Dezembro de 2009,foi realizada mais uma edição de um dos maiores festivais do país!
O mais tradicional - o embrião do movimento festivaleiro do sul do país - evento de grandeza maior,aonde músicas como GURI,NEGRO DA GAITA,ESQUILADOR e outros classificados já foram imortalizados ao longo da história...
A 36º CALIFÓRNIA DA CANÇÃO NATIVA , festival estimado como a raiz principal desta vertente musical,contou com mais de 500 canções em sua triagem.

O juri foi composto por: Sérgio Rojas(Vinicius Brum - julgador na final apenas),Dilan Camargo,Victor Hugo,Juarez Fonsceca & Ayrton dos Anjos.

Dentre os compositores e músicos classifcados para as eliminatórias,estiveram presente grandes nomes do cenário regional,como: Antônio Augusto Fagundes(O Nico Fagundes),Vaine Darde,Pirisca Grecco,Marco Aurélio Vasconcellos,Erlon Péricles,Martin César Gonçalves,Adão Quevedo,Grupo Parceria,Cristiano Quevedo,Flávio Hansen,Juliano Javosky,Pedro Guerra,Silvio Genro e outros tantos!

O festival foi marcado pela diferença,pelo grandioso nível das concorrentes e pela chuva(fator este que atrasou a final programada pra sábado -Acabou sendo realizada domingo de tarde - fato este não típico nos festivais,mas sem perder o brilhantismo que uma Califórnia possui)!
O prêmio mais cobiçado dos festivais,a CALHANDRA DE OURO é um marco na trajetória dos seus detentores!


RICARDO MARTINS,classificou uma composição e,ainda mais,trouxe para casa dois prêmios ilustres: MELHOR GRUPO INSTRUMENTAL e CAMPEÃ DA LINHA CAMPEIRA!
Ricardo já é detentor de diversos reconhecimentos no evento de Uruguaiana,como a Calhandra de ouro, 2 vezes a linha campeira,1 vez a linha manifestação e mais popular.

Os co-autores - do tema DE TEMPO & COMPARSA- Thiago Suman & Guilherme Suman( jovens compositores de POA, classificaram pela primeira vez em uma Califórnia da Canção e Matheus Alves, grande músico da nova geração,também nunca havia sido premiado no evento!

A letra de Thiago e Guilherme, retrata as esquilas - arte de tosar ovelhas - do campo,com muita propriedade quanto a visão e a composição dos quadros da lida(tendo o reconhecimento do público e juri como a música mais identificada com o regional campeiro do festival);

A melodia de Matheus e RICARDO ,completa a idéia saudosista que a canção representa e ainda soma com um arranjo confeccionado com efeitos do campeirismo sonoro de três gaitas inseridas na valsa,mais pandeiros e violões - de quebra - o intérprete Ocanã ainda deu um tom ao levar a palco uma tesoura de esquila!

O evento se divide em 3 linhas: Livre,Campeira & Manifestação ( As concorrentes disputam o primeiro lugar em cada linha.Só as três melhores em cada linha,podem concorrer a calhandra).

Melhor conjunto instrumental:
DE TEMPO E COMPARSA
Letra: Thiago Suman e Guilherme Suman
Música: Ricardo Martins e Mateus Alves

Int: Ricardo Martins e Fabrício Ocaña
Violão/ Gaita: Ricardo Martins
Violão/Vocal: Gabriel Lucas do Santos
Gaita/Vocal: Marcelo Nunes
Pandeiro/Vocal: Pedro Ribas
Gaita/Tesoura/Vocal: Fabricio Ocanã

Melhor música - linha campeira:
DE TEMPO E COMPARSA
Letra: Thiago Suman e Guilherme Suman
Música: Ricardo Martins e Mateus Alves
Int: Ricardo Martins e Fabrício Ocaña

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

Vi a Ricardo em um dos restaurantes em moema. A música é excelente, eu gostaria de saber onde é o próximo show.